Mais Ajuda...

Pesquisa Simples

 

A página principal permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo das necessidades do utilizador, bastando seleccionar a opção Pesquisa no menu superior a azul e escolher qual o tipo de pesquisa a efectuar.

 

 

a.JPG

Página principal

 

Consoante o utilizador seja Público ou não, as possibilidades de pesquisa e outras funcionalidades estarão activas. O utilizador é indicado no canto superior direito da página, podendo ser aí alterado (opção Mudar) ou podendo simplesmente sair da sua sessão.

 

b.JPG

Janela de identificação do utilizador

 

As funcionalidades do utilizador público serão apenas as da pesquisa. Quando o utilizador tem uma identificação própria, na sua sessão terá acesso não só às funcionalidades de pesquisa, mas também às reservas, aos seus dados pessoais e às sugestões.

 

A pesquisa simples é a forma mais directa de proceder à recuperação de informação. É aconselhada para os casos em que já se tenha uma ideia bem formada sobre o que se procura, sendo semelhante às pesquisas normalmente efectuadas nos motores de busca da Internet.

 

1. Como fazer uma pesquisa simples

Insira na caixa de texto do construtor de pesquisa as palavras pelas quais deseja pesquisar. Por omissão a opção Todas as palavras está seleccionada, de modo que o PACWEB irá procurar todos os registos que contenham todas as palavras inseridas. Esta opção pode ser alterada para Qualquer palavra, devolvendo como resultado os registos que contenham pelo menos uma das palavras inseridas, ou pode ser alterada para Frase, devolvendo como resultado os registos que contenham a frase inserida.

Também pode filtrar os seus resultados por tipo de material. Por omissão o PACWEB tem seleccionada a opção Todos, que se refere a todos os materiais, mas pode utilizar a caixa de combinação para escolher um tipo de material.

Exemplo de uma pesquisa: pesquisar pelos termos "Vasco da Gama" em todos os locais e sobre todos os tipos de material:

c.JPG

Exemplo de pesquisa simples

2. Lançar a pesquisa simples

 

Para lançar a pesquisa basta carregar no botão Pesquisar ou clicar em Enter. Os resultados serão apresentados na área de visualização de resultados.